7 ideias para ganhar uma renda extra todo mês

Tempo de leitura: 7 minutos

É comum que as pessoas busquem formas de aumentar a sua renda. Ganhar um pouco mais de dinheiro, em geral, é uma forma de driblar os desafios econômicos ou superar as crises financeiras. Mas, existem diferentes maneiras de conseguir uma renda extra para juntar no final do mês e criar uma reserva financeira. Já pensou nisso?

O importante é escolher uma opção que seja compatível com seu perfil, com a qual você se identifique. Usar a criatividade também é muito importante para quem deseja aumentar seu capital e, nos dias de hoje, é possível exercer atividades virtuais, já que o ambiente digital oferece inúmeras possibilidades.

Neste post, listamos sete ideias para ajudar você a ganhar uma renda extra todo mês. Veja qual delas mais se ajusta ao seu perfil!

1. Faça manutenção de celulares e tablets

Consertar celulares e tablets é outra opção para quem pretende ganhar um dinheiro extra ou mesmo ter um negócio para conquistar um salário. Trata-se de um ramo que vem crescendo muito no Brasil, assim como o uso de dispositivos móveis.

Há uma variedade muito grande de celulares, com marcas e modelos diferentes cujos sistemas operacionais variam entre iOS e Android.

A oferta de serviços pode ser, portanto, muito abrangente e pode incluir a venda de acessórios, como cabos, fontes, baterias, cartões de memória e outras coisas.

Algumas lojas preferem especializar-se no conserto somente de iPhones, que estão entre os produtos mais procurados e caros do mercado de celular. Outras, fazem reparos em todos os tipos de dispositivos móveis, incluindo os tablets.

O importante é sempre fazer um bom trabalho. O profissional que resolve se dedicar à manutenção de celulares deve ser bem qualificado. Ou seja, deve ter cursos específicos que envolvam conhecimento prático sobre o reparo de dispositivos que têm o sistema operacional iOS e o Android.

2. Seja um assistente virtual

O assistente virtual é um profissional que ajuda os empreendedores a levarem seus negócios a diante. Ele faz isso por meio de trabalhos como gerenciamento de mídias sociais, tarefas administrativas, administração de blogs e sites, além de dar suporte ao cliente.

No entanto, suas atividades não se limitam às que citamos acima. O assistente virtual fica disponível para atuar em tudo o que o negócio precise e que possa ser realizado de forma remota.

Para oferecer serviços de assistente virtual, você pode se cadastrar em sites específicos, como Workana, 99Freelas e Freelancers.

3. Lave veículos em domicílio

Nesse caso, não seria uma forma de ganhar dinheiro de casa, pois é necessário ir até a os clientes para trabalhar. Essa é uma forma simples de ganhar uma renda extra, desde que a pessoa tenha domínio do assunto, ou seja, saiba como fazer uma boa limpeza dos veículos, sejam eles carros, motos, vans ou outros.

Para essa função, é necessário um investimento para a compra de equipamentos de limpeza. Porém, esse investimento é relativamente baixo se compararmos com os de outros negócios.

O trabalho também exige esforço físico, pois além de se deslocar até a casa do cliente a pessoa fará um trabalho braçal para remover a sujeira de janelas, rodas e até do interior do transporte.

Portanto, escolha essa opção se você realmente tem disposição física.

4. Monte uma loja virtual

O e-commerce tem sido uma excelente opção para muitas pessoas que desejam ganhar uma renda extra. Embora seja um ambiente muito concorrido, ele pode trazer a você grandes benefícios dependendo de como o seu negócio for montado e divulgado.

Trata-se de uma alternativa para quem já costuma vender produtos no Mercado Livre, por exemplo. O site ajuda bastante na divulgação de nomes de vendedores, o que pode facilitar o reconhecimento de sua marca em outras plataformas.

Além disso, você pode continuar oferecendo os produtos de sua loja virtual nos sites que já costuma usar — isso é o que muitas empresas fazem.

Para montar sua loja online, avalie as oportunidades, descubra quais tipos de produtos são mais viáveis, como você trabalhará (manterá um pequeno estoque ou venderá sob demanda?) e dê início ao seu projeto.

Para entrar em um negócio como esse é preciso planejar bastante, considerando a viabilidade dos produtos, o público consumidor, a forma de divulgação, o frete e assim por diante. Assim, você poderá oferecer produtos mais adequados para o seu público.

Uma das principais desvantagens de um e-commerce é o custo do frete, que é pago pelo cliente. É muito comum que o frete saia mais caro que o produto, tornando a compra desvantajosa para o consumidor. Por isso, é importante analisar as possibilidades de reduzir esses custos, como fazer promoções para enviar produtos com frete grátis.

5. Comercialize doces e salgados

Outra opção para aumentar a sua renda é vender docinhos e salgadinhos, como pastéis, esfirras, tortas, brownies, bolos, brigadeiros e assim por diante.

O brasileiro consome uma grande variedade de doces e salgados em sua rotina. Isso significa que, se você cozinhar bem e souber fazer uma boa divulgação de seu trabalho, há muitas possibilidades de ter sucesso em seu negócio.

A divulgação pode ser feita nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Instagram. Prodzir flyers também é outra forma de divulgar seu trabalho. Eles podem ser distribuídos de mão em mão, disponibilizados no próprio ponto de venda, em lojas parceiras e também servirem para divulgação no ambiente digital.

A demanda por doces e salgados vem tanto do consumo doméstico quanto para eventos, como festas de aniversário, casamentos, formaturas e em outras ocasiões. Dessa forma, há várias opções de mercados em que você pode investir.

6. Trabalhe como escritor freelancer

O escritor freelancer pode atuar em diferentes segmentos. Ele pode escrever como redator para uma ou mais empresas, trabalhar fazendo revisão e/ou tradução de textos, escrever como ghost writer e desempenhar outras atividades relacionadas à escrita.

O trabalho de escritor freelancer é muito reconhecido no ambiente digital. Há profissionais que não só ganham uma renda extra, mas conseguem a sua renda principal exercendo essa atividade.

Muitos sites, como os já citados acima, oferecem boas oportunidades aos freelancers. Se você optar por esse caminho, deve levar a sério o que faz, investindo tempo na construção de bons textos. Deixar o cliente esperando ou entregar trabalhos incompletos pode comprometer sua reputação e reduzir suas chances de encontrar trabalhos futuros.

7. Dê aulas particulares

Essa é uma alternativa mais conhecida para ganhar uma renda extra. Se você se destaca em alguma disciplina, como Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História ou qualquer outra matéria, pode dar aulas particulares para alunos que tenham dificuldades nessas áreas ou que precisem de suporte pré-vestibular ou para concurso.

Também pode dar aulas de reforço em geral, inclusive para crianças do Ensino Fundamental. Outra possibilidade é dar aulas de língua estrangeira, como Inglês ou Espanhol.

Para quem tem habilidades artísticas, há a possibilidade de dar aulas de música, canto, violão, piano, pintura e artesanato, por exemplo.

Como você pôde ver, existem muitas formas de ganhar uma renda extra. Citamos sete maneiras de conseguir aquele dinheiro a mais para ajudar você a complementar o seu salário ou mesmo fazer da atividade sua fonte de sustento mais importante.

E então, alguma dessas ideias é interessante para o seu caso? Se o negócio com telefones e tablets for de seu interesse, aproveite para saber como funciona o mercado de celulares no Brasil!

Comentários

comments