4 dicas de empreendedorismo para você que está começando agora

Tempo de leitura: 6 minutos

Finalmente você criou coragem e tirou aquele velho sonho do papel: abrir seu próprio negócio. Mas, como tudo é novo, muitas dúvidas surgem a cada dia e se tornam um verdadeiro desafio para seus objetivos. Não é para menos, sem boas dicas de empreendedorismo, realmente, fica um pouco mais trabalhoso dar os primeiros passos na nova empresa, não é mesmo?

Por isso, a primeira regra a seguir é conhecer bem seu perfil de empreendedor para ter sucesso na carreira. Isso quer dizer que saber quais são suas habilidades e preferências já vai ajudar bastante, depois, é essencial que você tenha força de vontade e muita dedicação no novo empreendimento! Afinal, essas características contam bastante no dia a dia.

Mas não é só isso. É importante prestar atenção a outros fatores que são decisivos para quem quer empreender. E para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas que farão toda a diferença. Confira!

1. Comece por aquilo que você domina

Se ter seu próprio negócio era um sonho seu, nada melhor do que apostar e investir em algo que realmente goste e se identifique, certo? É fundamental que você domine, ao menos um pouco, a área em que pretende ingressar, pois o conhecimento do que é necessário será um ponto positivo realmente interessante para que tudo dê certo.

Então, nada de arriscar em um segmento no qual você nunca trabalhou antes ou não tem qualquer conhecimento a respeito. Esse é um risco que não é preciso correr, já que sua experiência no que conhece vale muito e não pode ser desperdiçada, combinado?

Quer mais uma dica? Faça uma lista e enumere todas as suas habilidades em algumas áreas que gosta, assim, ficará bem mais tranquilo de detectar quais são as suas melhores chances! Com isso em mãos, você pode e deve procurar por cursos que ajudem no seu desenvolvimento profissional e deem as ferramentas que precisa para alcançar o sucesso nos negócios.

Que tipo de cursos? Os profissionalizantes e técnicos são os mais indicados para quem não tem tempo a perder, mas você precisa ter conhecimento dos pontos principais, sem deixar nenhuma informação essencial passar. Na área de tecnologia, por exemplo, existem boas opções capazes de oferecer ótimos caminhos para você. Faça uma pesquisa e comprove.

2. Faça um esforço para conhecer seus clientes

O cliente é a alma do negócio, não é mesmo? Essa frase é muito conhecida no universo do empreendedorismo e tem motivos de sobra para servir como um mantra. Conhecer seus clientes e saber quais são suas preferências pode ajudar você de um jeito incrível. Sem contar que o seu empreendimento está sendo criado para oferecer produtos e serviços a eles!

E como conhecer bem os consumidores? Uma boa forma de fazer isso é por meio de uma pesquisa de mercado, e as mídias sociais têm um papel muito bacana nesse sentido. Você pode entender melhor o que as pessoas procuram nas empresas e começar a traçar um perfil mais detalhado do que é possível oferecer a esses clientes.

Conversar com o público de interesse também pode ajudar bem como com outros empreendedores que estão no mercado há mais tempo que você. Por exemplo, se o seu negócio for a manutenção de celulares, que tal trocar algumas ideias e experiências com outras empresas desse segmento? Você verá que esse conhecimento será ótimo!

3. Seja o mais organizado possível com as finanças

Essa é, sem dúvida, uma das melhores dicas de empreendedorismo para quem está começando. As finanças são a base do seu negócio e é por meio da saúde financeira da sua empresa que tudo poderá dar certo. Ou não! Por isso, ficar de olhos bem atentos a esse fator é essencial para potencializar as chances positivas do negócio e não ter surpresas desagradáveis.

A primeira dica é não deixar nada acumular, principalmente, ao que se refere ao levantamento do que entrou e saiu da sua empresa. Você pode conseguir isso se, diariamente, fizer um balanço das finanças e definir metas para cada dia, podendo avaliar se as coisas estão indo bem ou se é preciso atenção em um determinado ponto.

Uma análise mais aprofundada mensalmente também é fundamental. Assim, é possível medir o que esperar para o próximo mês e agir caso algum objetivo não esteja sendo cumprido. O mais bacana é que, nesse momento, você poderá até mesmo pensar em investimentos que farão toda a diferença no seu negócio!

4. Exercite sua criatividade e não tenha medo de errar

Ser criativo em um mercado altamente competitivo é uma das melhores formas de se destacar e atrair a atenção de clientes. Melhor, você pode até mesmo fidelizá-los com sua forma de atendimento, serviços e produtos, sabia? Por isso, não tenha medo de errar e sinta-se à vontade para exercitar novas formas de contato com o consumidor.

Como dissemos em outro tópico, imagine que seu negócio seja uma loja de manutenção de celulares. Já existem várias em funcionamento hoje no Brasil, não é mesmo? Então, como conseguir se diferenciar? Colocando sua criatividade em prática tudo é possível. Você pode, por exemplo, implementar um atendimento personalizado, que vá até o cliente ou que atenda em horários estendidos.

Indo além, programas de fidelização, descontos à medida que serviços são solicitados e combos de produtos também podem se mostrar uma ótima arma criativa no mercado. Ouse nas redes sociais, converse com seu público, traga novidades e indique formas bacanas de uso para o celular, dê dicas de aplicativos e melhorias para os aparelhos, enfim, arrisque!

Com essas dicas de empreendedorismo, você verá que começar seu próprio negócio será um desafio gostoso de enfrentar. Além de trazer inúmeros benefícios para você — e um retorno financeiro mais rápido do que o esperado. Se tiver dúvidas sobre a forma como desenvolver seu empreendimento, a melhor dica é pesquisar a respeito da situação e seguir com a sugestão mais adequada para você e seu negócio. Pronto?

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe conosco caso tenha alguma dica incrível de empreendedorismo. Isso pode ajudar outras pessoas como você!

Comentários

comments