Tudo que você precisa saber sobre um curso de manutenção de celulares

Tempo de leitura: 18 minutos

Se aquele sonho de montar seu próprio negócio está prestes a acontecer, apostar em uma área que cresce a cada dia é um ótimo caminho a seguir. Uma opção válida é investir em algo que tenha a ver com smartphones! Para isso, é essencial que você comece com um bom curso de manutenção de celulares, justamente, para se preparar bem para o mercado!

Sem contar que nunca é demais adquirir conhecimento e, o que é melhor, realmente ter domínio sobre determinado assunto. Lembre-se de que, nesse caso, será o seu negócio que estará diretamente ligado às suas habilidades e competências, certo? Mas, antes de tudo, é bom saber o máximo de informações sobre um curso de manutenção de celulares.

Pensando em ajudar nesse sentido, listamos aqui tudo o que você precisa saber sobre as vantagens do curso de qualificação. Então, aproveite a leitura!

Clique aqui e agende uma visita à Premium Phone

Qual a importância da capacitação para a manutenção de celulares?

Como você já deve ter notado, o mercado de celulares no Brasil tem crescido ano após ano, tudo por conta das melhorias em internet móvel e nas facilidades em ter um aparelho. Por isso, para quem quer apostar em um negócio que tenha esse foco, tem sido extremamente importante a capacitação e qualificação em manutenção.

Porém, não só isso! Pense que a tendência dos aparelhos celulares, em geral, deve ficar, já que a sociedade tem vivido uma verdadeira revolução tecnológica sem precedentes. Aliás, você sabia que, segundo uma pesquisa feita pelo Google, os smartphones estão nas mãos de 62% dos brasileiros?

Indo além, de acordo com o SPC Brasil, ao menos 74% das pessoas que usam internet no país realizam compras pelo celular. Pois é, só por esses dados você consegue imaginar a importância de ser qualificado à altura para entrar nesse mercado, afinal, a concorrência tende a ser cada vez maior, e se destacar por um serviço bom e eficaz é a solução!

Existem outros motivos? Sim, um que precisa ser reforçado é o fato de que, apesar de os celulares terem caído no gosto das pessoas, conhecer a fundo como cuidar e consertá-los não é tarefa para qualquer um. Exige tempo, dedicação, atenção e força de vontade para aprender todas as siglas, funcionamentos, soluções, entre tantos outros requisitos.

Quais os benefícios de se tornar um técnico de celulares?

E as vantagens de ser capaz de atuar como técnico de celulares? São, de fato, interessantes e com retorno positivo? A resposta é: sim, claro! Não se esqueça do que já frisamos logo no começo deste artigo. A educação nunca é demais e ganhar experiência e conhecimento sempre será um ponto positivo para a sua vida e para futuros negócios. Quer mais exemplos? Veja só!

Domínio para desenvolver e gerenciar o próprio negócio

Já pensou em abrir uma empresa e não saber nem por onde começar? Ou não ter as habilidades fundamentais para conseguir gerenciar financeiramente e estrategicamente o seu próprio negócio? Não parece um cenário interessante nem com promessas de grande futuro. Isso porque a assistência técnica de celular é algo que vai além do trato com os aparelhos.

Com o curso de qualificação, você aprenderá também a desenvolver habilidades que tenham a ver com o gerenciamento do seu negócio. Ou seja, entenderá de todos os processos e estruturas que são necessárias para que a empresa vá adiante. Em uma das aulas do curso, por exemplo, você terá noções claras e bem explicativas sobre gestão e finanças!

Com essas informações e todas as dicas dadas pelos professores, você poderá se tornar muito mais do que um técnico em manutenção de celulares, mas alguém que sabe o que é preciso ser feito para desenvolver bem a sua ideia. O resultado disso é um crescimento que pode dar certo e um projeto que terá desde o início a pessoa certa à frente dele.

Certificação necessária exigida por fornecedores

Você sabia que, antes de fechar negócio, muitos fornecedores e parceiros exigem certificação na área de atuação? Isso é algo que pega muitos empreendedores de surpresa, mas que serve como pontapé inicial para o investimento na área. Afinal, como você poderá trabalhar com determinadas marcas de celulares se não é certificado para isso?

Vale dizer ainda que, com o curso de manutenção de celulares, é possível se tornar referência no segmento, já que você passará a entender tudo sobre o universo e, realizando um bom trabalho, os próprios fornecedores poderão entrar em contato para fechar parcerias. Isso reforça que, quanto mais você investir em si mesmo, melhor para os negócios!

Outra dica é incentivar seus funcionários a seguirem pelo mesmo caminho, pois não basta só você ter conhecimento e qualificação — seu quadro de colaboradores também precisa saber do que se trata. Nesse sentido, para que o investimento seja feito de maneira equilibrada, você pode ir formando os trabalhadores pouco a pouco, ou até mesmo exigir que eles já tenham um grau de instrução.

Possibilidade de atuar em outras áreas

Ser especialista em celulares dá a você uma enorme gama de outras possibilidades de atuação, sabia? Só para se ter uma ideia, trabalhar como consultor de novas estratégias é uma das opções de área a seguir. O que é isso? Você poderá ajudar outros empreendedores que estão começando, com ideias e toda a experiência que acumulou desde que se tornou técnico.

Parece interessante, certo? Ao mesmo tempo, é possível também atuar como analista de novos negócios e parcerias, ou seja, ser aquela pessoa que procura as melhores oportunidades de trabalho e conexões com fornecedores do mercado. Esse caminho é, inclusive, promissor, pois você poderá até mesmo receber uma parcela de cada contrato firmado.

Agora, se o seu interesse foi muito além do que imaginava durante o curso, ainda há a possibilidade de continuar os estudos e partir para a área de TI. Lá, você pode escolher carreiras que vão desde programador de jogos eletrônicos para celulares, até desenvolvimento de sistemas e aplicativos para esses aparelhos. Superdinâmico, concorda?

Habilidades para montar uma loja virtual

Essa é mais uma excelente vantagem de fazer um curso de manutenção de celulares! Durante as aulas, outra habilidade que você terá é a de vendas. Com ela, será muito mais tranquilo dar destaque à sua marca e ainda aumentar seu capital. Mas o ponto alto é também poder montar uma loja virtual, ou um e-commerce propriamente dito.

É importante ressaltar que, como os brasileiros têm utilizado muito mais a internet, tanto pelos tradicionais computadores quanto por dispositivos móveis, estar disponível nessa plataforma é contar com um aliado poderosíssimo na venda dos seus produtos e serviços. Com o seu conhecimento, você saberá exatamente onde deve investir e pôr em destaque no site.

Isso sem contar que, com mais esse canal de comunicação, o seu alcance de vendas passa a ser ilimitado. E aí, é bom pensar também em fazer envios para todo o Brasil, não é mesmo? O bom de apostar em um e-commerce é que você trabalha em duas frentes: no campo pessoal, com a loja física, e no campo virtual, com o contato online.

Investir em algo que tende a dar bons frutos

A título de informação, um curso de manutenção de celulares custa, em média, R$ 2 mil reais. Parece alto demais ou na faixa para você? Independentemente da resposta, esse investimento é algo que tem grandes promessas de render bons frutos no futuro. Mais uma vez, lembre-se de que você depende bastante disso para conseguir alcançar seu objetivo, que é prosperar com a loja.

Pense também que, mesmo se você não tiver condições de abrir logo a sua manutenção de celulares, há ainda a possibilidade de ir até o cliente e fazer o trabalho em uma espécie de delivery. E sabe o que é bacana nisso? A praticidade e modernidade que você trará para a profissão! Isso pode ser inclusive um diferencial na hora de fidelizar clientes.

Para que fique ainda mais claro que o investimento no curso é vantajoso, tenha em mente que, se você se dedicar e seguir à risca um planejamento, é possível ter um retorno rápido. Em mais ou menos 3 meses, há grandes chances de você já poder ver o dinheiro entrar como lucro e as contas fecharem positivas!

Quais são os tipos de cursos existentes no mercado?

Atualmente, os cursos de manutenção de celulares mais comuns são os com foco nas habilidades técnicas. Isso quer dizer que o conteúdo ministrado é direcionado às práticas mais usadas e conhecimentos de cada tipo de aparelho. Ao final, você sairá apto a atuar diretamente com celulares e tablets, na resolução dos mais variados problemas.

Outra informação importante é que, em alguns cursos, você terá 5 aulas práticas e ainda poderá levar celulares de clientes para consertar com a ajuda dos seus professores. O melhor de tudo isso é que, se você ainda tiver dificuldades mesmo após as aulas, poderá reforçar conteúdos já vistos sem custo adicional. Bom, não é mesmo?

Alguns bons exemplos de cursos existentes são:

  • curso de manutenção de Android e tablets;
  • curso de manutenção de iPhone;
  • curso de manutenção de Android, iPhone e tablet;
  • curso de recuperação de placas.

Em todas essas opções, você contará com a ajuda de professores qualificados e experientes no mercado, que trarão a você todas as tendências e dicas incríveis para o seu trabalho. Além disso, nos cursos existentes, o que prevalece é a dedicação e foco no aprendizado, pois, com a prática, tudo ficará ainda mais claro. Resumindo: vale super a pena o investimento!

Como montar uma loja de manutenção de celulares?

Depois de aprender tudo o que você puder durante as aulas, finalmente chegou a hora de montar uma loja de manutenção de celulares! Aquele sonho de abrir seu próprio negócio, fugir da procura cansativa por trabalho, entre outros, está a um passo de acontecer. Mais do que nunca, você perceberá que o curso foi essencial para o seu desenvolvimento.

Então, para começar a tirar o projeto do papel, seguir algumas recomendações pode fazer toda a diferença. Confira as principais a seguir!

Pesquise a região onde a loja será aberta

Para começar, é importante que você conheça bem a região onde a sua loja será aberta. Às vezes, o que pode acontecer é de o empreendedor não saber que a vizinhança é calma e tranquila demais durante o dia, o que enfraquece o movimento de clientes. O ideal é que você encontre uma rua ou bairro com potencial para atrair consumidores.

Um bom exemplo são os bairros mais populares, em que há grande concentração de pessoas, um bom comércio funcionando, mas que ainda tem suas falhas em ofertas de produtos e serviços. Se você fizer um levantamento e perceber que há demanda nessa região, não hesite e aposte na abertura da sua loja para os clientes que precisam da sua empresa.

Também fique de olhos bem atentos para a concorrência. Entrar em um local onde já existem outras lojas de manutenção de celulares pode ser uma má ideia. Afinal, você precisará trabalhar o tempo todo para disputar clientes e isso pode ser desgastante com o tempo. O interessante mesmo é você entrar em algo novo e que tenha uma intensa demanda para o seu projeto!

Tenha ao menos um capital de reserva

Como você estará iniciando um negócio, é bom estar preparado financeiramente para os primeiros desafios. Abrir uma loja requer investimento, principalmente, porque você deverá registrá-la, pagar impostos para a prefeitura, aluguel do imóvel, entre outros requisitos. Ou seja, é realmente essencial que tenha um dinheiro guardado para todos esses processos.

Fora isso, outra dica é ter uma certa quantia de reserva para alguns meses. De preferência, que possa ajudar seu negócio, em média, por uns 3 meses. Mas, quanto mais você tiver para uma emergência, melhor. Lembre-se de que imprevistos acontecem e não é uma prática saudável comprometer o orçamento já no início das atividades.

E, claro, acompanhe sempre de perto como andam as finanças do negócio. Uma loja de manutenção precisa ter tudo contabilizado e seguindo uma ordem, pois você pode se perder facilmente em meio às finanças e o controle da empresa pode ir por água abaixo.

Contrate profissionais qualificados

Sim! Para que o seu desejo se torne realidade e tenha chances de sucesso, é preciso apostar nos profissionais certos que atuarão com você. Se possível, os que têm cursos e qualificações na área são os mais indicados, mas, se você quiser e puder, apostar em mão de obra que queira aprender também é uma boa ideia.

Nesse caso, como dissemos anteriormente, você incentiva esses funcionários a fazerem cursos e, assim, ficarem aptos e experientes para atender clientes e efetuar as manutenções. Para encontrar essas pessoas, dá para contar com a ajuda de agências de trabalho, indicações e até mesmo pegando referência com outros empreendedores do segmento.

Depois que você já tiver um bom quadro de funcionários, planeje manter essa equipe sempre bem treinada, oferecendo cursos, ao menos, a cada 6 meses ou sempre que um novo produto chegar à loja. E, se você quiser ver seus colaboradores sempre atuando com motivação, aposte em bonificações por bom atendimento e resoluções de problemas de forma ágil.

Crie um ambiente acolhedor

Você sabia que muitos clientes começam a ser conquistados no momento em que entram em uma loja? Isso é possível por conta da ambientação do local, da sensação causada no consumidor, do atendimento personalizado e, em especial, da satisfação de sentir-se confortável.

Como conseguir isso? Aposte em uma loja com bons sofás e decoração atraente, mas que não seja exagerada. Além disso, investir em música ambiente ou em uma TV que passe programas interessantes são ações que fazem toda a diferença. Um bom serviço de café e água também causa boa impressão, bem como qualquer agrado com petiscos e bebidas diversas.

O que importa aqui é que você atenda bem o cliente! Lembre-se de que podem haver filas e ele precise esperar um pouquinho. Então, deixar esse momento melhor e tranquilo é o começo de uma boa relação com o consumidor.

Porém, uma vantagem realmente excelente é que, mesmo uma pessoa que chegue com problemas e esteja estressada com o aparelho, pode diminuir a tensão com todos esses cuidados e atenção!

Invista nos equipamentos necessários

Outro ponto importante para a sua loja é a questão dos equipamentos. Para a manutenção de celulares, alguns instrumentos não podem faltar, pois, para que você ofereça o diagnóstico preciso para o cliente, eles são muito mais do que úteis.

Um dos itens que você precisa ter é o kit de ferramentas, já que ele é indispensável para abrir celulares e tablets, por exemplo. Sem isso, ficará um tanto complicado você começar a trabalhar com assistência técnica. A cola adesiva é também importante, pois, com ela, você poderá colar tampas traseira e frontal.

Coloque na lista também um microscópio USB. Como a maioria dos componentes desses aparelhos eletrônicos é em miniatura, é necessário contar com a ajuda desse microscópio para a melhor visualização de trabalhos como a solda, principalmente, para ter certeza de que ela não fechou determinado circuito.

Continuando, investir em um multímetro também deve ser prioritário. É com esse instrumento que você consegue checar curtos na placa, além de medir tensões. Isso sem contar a carga da bateria, para saber se é preciso sua reativação ou não. Uma dica valiosa é comprar fonte de bancada, pois, com esse aparelho, é possível alimentar a placa, recarregar baterias e muito mais!

É possível conciliar a manutenção com outras áreas?

Aqui, é preciso que você faça uma análise profunda de como poderia trabalhar em mais de uma área ao mesmo tempo. Há alguns empreendedores que preferem começar aos poucos, enquanto ainda conciliam a atividade com trabalhos em outras empresas. Assim, eles ganham tempo e se sentem mais seguros caso a loja de manutenção tenha algum problema.

De qualquer forma, é bom frisar que isso pode dar certo como pode não dar. Isso porque, querendo ou não, você estará trabalhando em dobro, com duas responsabilidades para lidar, sendo uma delas o seu próprio negócio. Durante o curso de manutenção de celulares, isso ficará bem mais claro para você, e será um bom momento de reflexão para que tome a decisão correta.

Agora, se a área for parecida ou estiver ligada à assistência técnica, talvez o trabalho fique mais tranquilo e seja perfeitamente possível unir e conciliar as atividades. Quem sabe você não expanda os negócios e ofereça um serviço muito mais completo que possa atrair diferentes perfis de clientes, não é mesmo?

E então, pronto para começar?

Depois de acompanhar todo este guia, ficou mais claro qual é a importância de apostar e investir em um curso com foco em assistência técnica? Como você pôde ver, para começar com o pé direito o seu próprio negócio, uma boa qualificação é, por vezes, a chave do sucesso para que a sua empresa cresça com amplas possibilidades de dar certo.

Mesmo se parecer um pouco complicado depositar uma certa quantia para a concretização desse sonho, pense em parcelar ou juntar por um tempo esse montante. O que não pode é desistir do projeto e deixar para depois algo que pode ser feito o quanto antes, ainda mais em tempos em que os empregos estão tão escassos e difíceis no país.

Como dica adicional, vale você fazer parcerias com pessoas que já tenham experiência nessa área. Afinal, profissionais que possam acrescentar no seu negócio sempre são bem-vindos, até porque eles podem trazer ideias novas e um conhecimento que você só vai adquirir com o tempo. Um “plus” ainda é o fato de participar de algo novo, sendo um gás a mais para eles!

No mais, o que você precisa lembrar é de seguir sempre a sua estratégia, focar a busca de resultados e não deixar que problemas atrapalhem o desenvolvimento da sua loja. Tente não faltar nenhuma das aulas do curso de manutenção de celulares e aproveite ao máximo para perguntar e tirar todas as dívidas com os professores que estão lá para ajudar. Seja firme nas suas decisões e trabalhe em busca da satisfação dos seus clientes.

Gostou? Então, assine a nossa newsletter e receba sempre em primeira mão conteúdos interessantes como este diretamente no seu e-mail!

Clique aqui e agende uma visita à Premium Phone

Comentários

comments