Os equipamentos necessários para o conserto de celular

Tempo de leitura: 7 minutos

O empreendedor que decide ingressar no ramo de conserto de celular precisa se preparar para os serviços. É necessário fazer um ou mais cursos para conhecer bem o assunto, saber identificar os principais problemas que afetam celulares e tablets e conhecer as melhores soluções.

Além do conhecimento, é fundamental contar com os equipamentos adequados para realizar a análise e o reparo dos aparelhos.

Neste artigo, mostraremos quais são esses equipamentos. Assim, você poderá construir uma oficina e ficar preparado para efetivar, de forma eficaz, o conserto de celular!

Obs.: Nossa escola tem parceria com as melhores empresas para a compra dos equipamentos.

Ferro de solda

Essa ferramenta é usada para estanhar fios e soldar os mais diversos tipos de componentes
(botões,Conectores) inclusive componentes SMD. Também pode ser usada a estação de solda.

O ferro de solda é um equipamento elétrico que faz a conversão da corrente elétrica em calor. Esse calor é conduzido até a ponta de metal do dispositivo.

O calor do ferro de solda é aplicado para fundir ligas de chumbo e estanho, unindo as partes de metal e, principalmente, as partes de cobre. Esse tipo de liga é chamado de solda ou de estanho.

A soldagem é um processo fundamental na manutenção de dispositivos eletrônicos, mas deve ser realizada com profissionalismo. Caso seja efetuada de forma errada, a soldagem pode provocar consequências difíceis de serem revertidas.

Os ferros de solda apresentam formatos diferentes e potências variadas. Os mais comuns são os equipamentos no formato de lápis, cuja potência varia entre 30 watts e 60 watts.

Estação de Solda

A estação de solda é um ferro de solda que tem potência ajustável. O equipamento vem com uma base que funciona como suporte para o ferro.

Estação de retrabalho

Também chamada de estação de ar quente, sua função é soldar e dessoldar conectores, componentes SMD e botões.

Ela também torna mais fácil a remoção da cola adesiva usada nos frontais de celulares. É usada também na remoção de tintas e na secagem de algumas peças.

Multímetro digital

O multímetro é outro equipamento utilizado nas assistências de conserto de celular. Ele permite identificar curtos nas placas e mede a tensão em diferentes pontos.

Com o multímetro, o profissional pode visualizar se a carga da bateria precisa ou não ser reativada.

Fonte de alimentação Hikari

A fonte de alimentação — ou fonte de bancada — tem como função alimentar um circuito, reativar baterias, como também identificar a tensão da bateria, bem como recarregá-la. A fonte de alimentação também serve para identificar possíveis curtos na placa do aparelho.

O ajuste da tensão se dá por meio de potenciômetros precisos. O equipamento ainda oferece proteção contra sobrecarga e superaquecimento. Há diferentes marcas disponíveis de fonte de bancada, mas a Hikari é uma das melhores.

Limpador ultrassônico

Outro aparelho que você precisará ter em sua loja de manutenção de celular é o limpador ultrassônico, cuja função é limpar componentes do celular. Trata-se de um equipamento pequeno, fácil de ser transportado e fácil de ser usado.

Ele faz uma profunda limpeza no objeto, penetrando em toda a sua superfície sem danificá-lo. Efetua a remoção de toda a sujeira, mesmo nos locais mais insignificantes e nos mais importantes.

No ramo de conserto de celular, ele é muito utilizado em placas de circuito. A tecnologia ultrassônica funciona por meio de transdutores que transformam energia elétrica em vibrações.

Medidor Smart Twezeer

O medidor é usado para medições em componentes SMD. È um multímetro em forma de pinça. Esse equipamento pode medir tensão, capacitância, corrente, resistência e outras coisas.

Permite um trabalho de medição mais seguro e prático. É possível adquirir somente as pontas para ser usado em um multímetro para testar componente SMD.

Rolo de estanho

O rolo de estanho é útil para uma solda SMD. Este tipo de estanho vem enrolado em um carretel, como acontece com os novelos de linha.

A espessura de 0,5 mm e 0,3 mm são suficiente para os trabalhos em conserto de celular.

Microscópio USB

Microscópios não são usados apenas em laboratórios médicos e biológicos — o microscópio USB é útil para verificar se a solda efetivamente fechou algum circuito. Como os componentes de aparelhos móveis costumam ser muito pequenos, esse equipamento otimiza o serviço e permite uma verificação mais precisa.

O microscópio USB é um aparelho digital que, depois de conectado a um computador pela entrada USB, permite ampliar imagens. Esse microscópio é formado por uma webcam com lentes usadas para macrofotografia, as quais iluminam os objetos emitindo luz em direção a eles.

Como o microscópio é conectado ao computador, é possível visualizar as imagens no monitor. Algumas versões do microscópio USB oferecem programas de visualização que facilitam a identificação dos objetos, como algoritmos para processar imagens e manipular as que foram capturadas pelo microscópio.

Outros equipamentos para conserto de celular

Outros equipamentos para conserto de celular são:

  • conjuntos de chaves de precisão;
  • esponjas para limpar o ferro de solda;
  • kit de chaves para iPhone, iPad e iPod;
  • pinças de precisão antiestáticas (curva e reta);
  • luvas nitrílicas antiestáticas;
  • manta, jaleco e escova antiestáticas;
  • lupa de bancada;
  • fita de alumínio;
  • fita para dessoldagem;
  • fluxo de solda líquido;
  • fluxo pastoso;
  • alicate de corte e alicate de bico torto;
  • spray congelante (a fim de identificar curtos nas placas);
  • álcool isopropílico;
  • palheta plástica (usada na desmontagem dos celulares);
  • espátula metálica (usada na desmontagem dos aparelhos);
  • cabos USB para os diferentes modelos de aparelho celular;
  • Elasticos ou prendedores para fixação de touch e frontal;
  • Espatula de plastico (spudger);
  • cola adesiva (para colagem do frontal e de tampas traseiras).

Equipamentos novos ou usados: vantagens e desvantagens

Muitos profissionais, principalmente os que estão iniciando com pouco dinheiro, ficam em dúvida sobre comprar equipamentos novos ou usados. Algumas vezes, não faz tanta diferença trabalhar com equipamentos usados ou novos.

Contudo, o ideal é adquirir equipamentos novos — de boa qualidade — para executar seu serviço. Assim, haverá menos riscos de cometer erros mais graves e comprometer seu relacionamento com o cliente.

Se decidir por comprar equipamentos seminovos, avalie sempre as condições dos produtos e se eles têm alguma garantia.

Compare sempre o custo-benefício antes da decisão final, pois um produto muito barato pode acabar custando muito caro no final das contas.

A escolha de um bom fornecedor

Considerando as peças necessárias para o conserto de celular e os equipamentos que citamos, é fundamental contar com um bom fornecedor. O mercado de peças falsas cresce bastante no país e é preciso tomar cuidado para não ser enganado.

Se você prestar serviços de baixa qualidade, construirá uma imagem negativa e dificilmente seu negócio vai crescer.

Escolha um fornecedor que já atue há muito tempo no mercado de celular e goze de boa reputação. O bom fornecedor dá garantias e oferece sempre o suporte necessário.

Talvez você precise trabalhar com mais de um fornecedor, mas procure identificar boas características em todos eles.

É importante que haja certo nível de flexibilidade de ambas as partes (fornecedor e loja de manutenção).

O conserto de celular oferece uma ótima oportunidade para os empreendedores. É fundamental estar preparado e adquirir os conhecimentos e os equipamentos necessários.

Gostou deste conteúdo e quer continuar recebendo dicas sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba sempre novidades em sua caixa de entrada!

Comentários

comments