Como aumentar o faturamento da loja de celulares? Saiba aqui!

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Como todo empreendedor, os donos de estabelecimentos de conserto e acessórios para celulares também sonham em aumentar o faturamento da loja e consolidar o próprio negócio. Acontece que, por falta de estratégia ou conhecimento de gestão, esse sonho pode se tornar ainda mais difícil.

Se você é um empreendedor desse ramo de manutenção/acessórios para celulares e quer ver seu negócio crescer, conheça algumas dicas práticas e eficientes que podem ajudar na hora de ver o lucro subir e seu serviço ser melhor reconhecido. Confira!

Se relacione e conheça o cliente

Todo empreendimento precisa estabelecer uma boa relação com seu público, uma vez que é daí que vem os lucros do negócio. Na área de conserto e venda de acessórios para celulares não é diferente. Uma boa relação com o cliente é fundamental para que seu serviço seja valorizado, o que vai ajudar na fidelização e nas recomendações que um consumidor satisfeito pode fazer.

Para melhorar esse relacionamento a dica é: conheça seu cliente. Isso quer dizer compreender o perfil do consumidor, quais são suas buscas prioritárias, quais serviços/produtos são mais procurados, quais suas queixas, quais são os comportamentos de consumo, qual o valor médio de gastos, etc.

Com base nesse conhecimento fica mais fácil estabelecer o relacionamento com a clientela e traçar estratégias para alcançar e conquistar o público.

Invista no pós-venda

Aumentar o faturamento da loja depende não só de conquistar novos clientes, como manter aqueles que já se tem.

O relacionamento pós-venda é uma estratégia para garantir a satisfação do consumidor, ter um feedback do serviço prestado e manter uma boa imagem do seu negócio.

A ideia é criar um canal de diálogo com o cliente para que ele possa se manifestar após a entrega do produto ou do serviço. Crie também mecanismos de avaliação, como por exemplo uma pesquisa simples em que o consumidor dê nota e comente sobre o atendimento.

O pós-venda também implica em manter o cliente atualizado de promoções, chegada de novos produtos/serviços, etc.

Expanda as vendas

A dica é procurar mecanismos para ampliar as vendas — o que repercute no seu faturamento. Você pode fazer isso através da implementação de novos serviços ou disponibilização de novos produtos, aumentando a possibilidade de consumo.

Outra forma de expandir as vendas é alcançando novos públicos, o que você pode fazer abrindo uma nova loja ou investindo em ferramentas de comunicação para divulgar seu negócio e construir uma boa imagem da sua marca.

Reduza custos para aumentar o faturamento da loja

Além de aumentar as vendas, para que o faturamento seja mais alto, é preciso reduzir custos. Economizar é a regra de ouro do empreendimento. Mas para não cortar qualquer gasto, é necessário que você tenha um planejamento financeiro adequado e consiga identificar a movimentação do seu caixa.

Comece fazendo um balanço de todo dinheiro que entra e que sai, especificando e detalhando a origem/destino da verba. Ao final do mês você vai conseguir ver como tem gastado o dinheiro no seu negócio.

O próximo passo é identificar quais desses gastos não têm acrescentado no seu empreendimento e quais podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços.

Outra dica é pensar na economia de gastos com água, luz e telefonia, por exemplo. Ou ainda, rever contratos com os fornecedores em busca de melhores negociações que possam reduzir os pagamentos.

Mantenha atenção aos preços

A precificação é um aspecto importante do negócio e deve ser pensada com cuidado por todo bom empreendedor. Isso porque colocar preços nos produtos depende de uma série de variáveis, como seus gastos, margem de lucro, capacidade de aquisição dos seus consumidores, média de mercado, etc.

Preços muito baixos comprometem seus lucros, já preços muito altos diminuem a competitividade do seu negócio.

A dica é, portanto, pensar principalmente no seu público-alvo, no seu poder de compra e também nos preços praticados pelo mercado. Além disso, ter um controle de gastos do empreendimento detalhado também ajuda na hora de decidir o preço de cada produto/serviço já que você conhece melhor seus custos.

Considere a concorrência

Ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo também é uma estratégia para melhorar a gestão e aumentar o faturamento da loja. É preciso saber não só os preços dos concorrentes como também suas ações de venda e os produtos/serviços oferecidos.

Isso ajuda muito na hora de estabelecer um negócio diferenciado e que cubra os déficits daquilo que a concorrência não tem conseguido fazer. Usar dessas “brechas” dos concorrentes é uma estratégia na hora de conquistar novos públicos.

Realize promoções

Outra forma de angariar mais verba para o seu caixa é investindo em promoções que aumentem as vendas e façam seu estoque girar. As promoções periódicas devem ser pensadas como uma forma de apresentar aos clientes condições especiais para a compra.

Nesse sentido, use a criatividade e pense no que o seu negócio pode oferecer com preço mais acessível, qual a época do ano melhor para fazer promoções e o que deixaria seu cliente mais satisfeito. O importante é que, com a promoção e os preços mais acessíveis, o cliente seja induzido a comprar e o seu faturamento aumente!

Pense em estratégias de comunicação

Para prosperar, o negócio também depende de uma visibilidade positiva e que a marca se faça presente onde estão os consumidores. Dessa maneira, é importante pensar formas de se comunicar com seu público de modo eficiente.

As redes sociais têm sido ferramentas úteis para alcançar novos públicos e também estabelecer um relacionamento mais próximo do cliente. Crie perfis do seu negócio em algumas redes (não precisa ser em todas!), faça um plano para postagens e lembre-se de manter o conteúdo atualizado.

Essas são algumas dicas de como você pode traçar estratégias e aumentar o faturamento da loja. Nenhuma delas exige muito trabalho e os resultados podem ser imediatos.

Leve essas práticas para o cotidiano da sua empresa e veja a clientela aumentar, a satisfação com os produtos e serviços subir e o seu faturamento crescer!

Gostou desse conteúdo? Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com seu negócio, deixe um comentário!

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